Biblioburro
As bibliotecas são normalmente entendidas entre dois conceitos, o do espaço arquitectónico e o da colecção que nele se guarda. E depois, há um terceiro conceito de biblioteca, preso ao mundo do sonho e do saber que se guarda nos livros e que deve ser de todos. O Biblioburro entra nesse conceito. É uma biblioteca itinerante que distribui livros nas costas de dois burros, o Alfa e o Beto. O projecto nasceu na região de La Gloria, na Colômbia, e foi idealizado, desenvolvido e executado por um senhor maravilhoso chamado Luis Soriano.
Encantado pelos livros e pelas histórias desde muito pequeno, Luis formou-se em literatura espanhola à distância, com a ajuda de um professor que visitava, duas vezes por mês, a aldeia onde vivia. Já adulto e professor numa escola primária, decidiu levar os livros e as histórias que o tinham arrancado ao isolamento, a outras crianças isoladas.
Foi assim que nasceu, nos anos 90, o Biblioburro, com uma colecção de 70 livros, todos infantis. Hoje, Luis é acarinhado em toda a região e conhecido como El Professor. Leva contos e livros de aventuras, enciclopédias, novelas, livros de medicina e agricultura e até um dicionário de espanhol da Real Academia Espanhola. A sua chegada é uma festa e demora-se sempre a ler histórias. Consta que de vez em quando é assaltado por guerrilheiros quando atravessa as montanhas e, como não tem mais nada de valor, levam-lhe novelas românticas e romances de aventuras.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário