quarta-feira, 19 de maio de 2021

A Lenda da Matéria #2


CAPÍTULO 2
GRANDE ASTRONAUTA JOARESA FILEX
 
Ninguém imagina a carga de dores de cabeça com que acordámos, todos embrulhados uns por cima dos outros. O Filipe tinha os fones enrolados nos caracóis da Joana e a Teresa tinha a última goma, já meia lambida, colada na testa. Eu, que caí por baixo, não sentia as pernas e até já duvidava se ainda lá estavam.
– Estão todos bem? – perguntei a fazer-me de mais calmo do que estava na verdade.
A Teresa disse que sim com a cabeça, mas o ar amarelado com que olhava para mim dizia o contrário.
– Olha que lindo o nosso planeta visto daqui! – disse a Joana, enquanto dava a mão à Teresa e a levava para junto da janela pequenina. A cor começou a voltar-lhe às bochechas.
– É maravilhosa a nossa casa! Daqui até parece que não tem defeitos nenhuns. Mas está a ficar tão longe…
– Não te preocupes, Teresa – disse eu – vai correr tudo bem. Entre nós os quatro, havemos de nos safar disto.
– Deixa ver se tenho rede…
Era o Filipe, com aquela mania dele de resolver tudo com o telemóvel. Bem o espetava para o ar, mas nada. Nem um pauzinho de rede, nem um sintoma de WiFi.
– Não sejas palerma! – disse a Joana – estamos no espaço, pá! Temos de tentar descobrir para onde vamos, e se conseguimos arranjar maneira de voltar para a Terra.
Estávamos todos bastante assustados, e não era para menos. Do outro lado das janelas tudo parecia calmo, mas o nosso planeta estava cada vez mais pequeno e sabíamos que estávamos a viajar à velocidade de 11 quilómetros por segundo…. Lembrava-me bem de ter ouvido o holograma falar nisso.
Fomos carregando em botões e puxando alavancas, meio ao acaso, a ver o que acontecia. De repente, um ecrã iluminou-se e, no meio de nós, apareceu a imagem holográfica de um robô ultramoderno, a falar com uma voz metalizada, como numa imitação dos andróides do Star Wars.
– Saudações. Eu sou a IA ponto AEP barra XX traço 3.0. Quer dizer, a Inteligência Artificial deste vaivém. Quer dizer, o computador de bordo e o navegador. Com quem tenho o prazer de falar?
O nosso espanto era tão grande que falámos todos ao mesmo tempo.
– Joana.
– Teresa.
– Filipe.
– Alex.
– Muito bem, muito bem, grande astronauta Joaresa Filéx, estou às suas ordens. Para onde devo marcar a rota: de regresso ao planeta Terra, ou em frente rumo ao planeta Oculto?
De um momento para o outro, a ideia de voltarmos para casa perdeu metade do interesse…
– Planeta Oculto? Qual planeta Oculto?


ilustrações da Turma 113 do 4º ano da Escola Básica de Margaride


Sem comentários:

Enviar um comentário