quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

fotocionário II: pedaços

.
pedaços: s. m. (plural) - partes, porções, bocados ou fragmentos. quaisquer partes de um todo físico ou moral, separadas da complementaridade que lhes empresta consistência, razão e conforto. fazer em pedaços: rasgar, desfazer, desmembrar, desmoronar.
.
.
raquel patriarca
vinteecinco.janeiro.doismiledez

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

história do porto

o jornal de noticias e a quidnovi vão lançar uma colecção de livros sobre história do porto, que chega às bancas a partir do próximo domingo, dia dezassete de janeiro. são quinze volumes com periodicidade semano-quinzenal, ao longo dos quais se acompanha a história da cidade das origens aos dias de hoje.
o projecto promete ser uma simbiose bem equilibrada entre o rigor de fazer a história e a magia de contar uma história. entre aqueles que assinam os vários volumes colaboram historiadores conceituados e jovens investigadores. o objecto em si é muito bonito e nada caro, em papel couché, com ilustrações, mapas e fotografias.
o mais importante é que eu e mais dois amigos, o flávio miranda e a joana sequeira - acompanhados de perto por outro amigo maior que nós de nome luís miguel duarte - vamos ser publicados pela primeira vez em formato ‘livro’ (conjunto de cadernos impressos e cozidos ordenadamente e formando um bloco) e estamos muito contentes com isso!
.


.para mais informação sobre a colecção e como se pode adquirir basta clicar
aqui
..
raquel patriarca
treze.janeiros.doismiledez

fragmentoisas V

______ sabes...?
___________________ o pouco que sou
_____________________________ tenho ou faço
______________________.. é sombra e é silêncio
___________________ na maravilha
____________________________.. do teu abraço


para o pedro
.
raquel patriarca
doze.janeiro.doismilede
.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ser feliz

..
a maior parte das vezes não chego a perceber se é realmente possível ser-se feliz ou se tudo o que nos resta é recusar teimosamente a aceitar que o mundo chegou mesmo ao ponto em que está…
.
.
raquel patriarca
doze.janeiro.doismiledez
.
.

domingo, 10 de janeiro de 2010

ontem

.
.
 
ontem o meu
blankbluebook
fez dois anos 
e como eu não queria 
deixar passar a ocasião
sem assinalar o dia
decidi fazer o
apontamento
da única maneira
que só eu podia:

..
.
(isto sou eu a apontar...)
.
texto: raquel patriarca
fotografia: armando novais
dez.janeiro.doismiledez
.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

dezassete


.
há dezassete anos olhei para dentro de um abismo
azul
depois saltei e perdi-me e tudo o que veio depois
ainda está por explicar
.
porque eu, em vez de cair,
afinal
aprendi a voar.
.
.
.raquel patriarca
quatro.janeiro.doismiledez
.

fotocionário de natal

a árvore de natal
é um símbolo da vida e não pertence a de nenhuma religião específica. a sua tradição perde-se na noite do tempo. os antigos egípcios levavam galhos de palmeira para dentro das casas no dia mais curto do ano, em honra do triunfo da vida sobre a morte. durante a saturnália - festival de inverno em homenagem a saturno, deus da agricultura - os romanos decoravam uma divisão da casa com um pinheiro. os povos de cultura celta enfeitavam carvalhos com maçãs douradas para celebrar o solstício de inverno. a árvore do paraíso é símbolo da festa de adão e eva, celebrada no dia vinte e quatro de dezembro. a primeira referência à ‘moderna’ árvore de natal é do século dezasseis e conta como as famílias decoravam pinheirinhos com papéis coloridos, frutas e doces, com o cuidado de incluir doze ornamentos para garantir a felicidade do lar. este costume estende-se por toda a europa e chega ao novo mundo no início do século dezanove. a tradição cristã propõe que a forma triangular do pinheiro representa a santíssima trindade.
raquel patriarca
quatro.janeiro.doismiledez